Nossas unhas não são só sobre beleza, mas sobre saúde também. Com elas pintadas ou não, nossas unhas devem sempre estarem bem cuidadas, tratadas e saudáveis. E isso é ainda mais importante para pessoas que possuem algumas doenças comuns nessa região do corpo, como unhas encravadas, escamação das unhas, micose e até a psoríase, doença de pele que afeta as mãos e nossas unhas, deixando-as espessas e com buracos, e suscitando nosso corpo a infecções. Além disso, quando as unhas estão diferentes do normal, talvez seja um sinal de alguma anomalia em seu organismo.
Por esses e para todos os casos, aqui você conhece algumas dicas que te ajudarão a cuidar da saúde das unhas (e do corpo no geral), deixando-as ainda mais bonitas:
1. Hidrate: beba bastante água diariamente (cerca de 2 litros) para hidratar o seu corpo e hidrate as unhas e as cutículas com hidratantes próprios para elas.
2. Alimente-se bem: uma alimentação cotidiana ideal para manter a saúde das suas unhas engloba vitaminas (A e B), proteínas e sais minerais (zinco, iodo, ferro e cálcio). Do contrário, suas unhas se tornarão fracas, podem descamar e ter uma aparência irregular, além de estarem mais suscetíveis a fungos (Leia também: Como saber se eu tenho fungos na unha?)e a doenças.
3. Cuide das suas cutículas: aquele clichê de sempre é válido – leve seus próprios itens quando for à manicure (saiba como cuidar do seu kit manicure). Além disso, tome cuidado ao remover as cutículas, pois a função delas é protetora e, quando removidas até mais do que o necessário, pode deixar suas unhas mais suscetíveis a doenças e infecções.
4. Procure produtos que fortaleçam a sua unha: há produtos que ajudam as unhas a ficarem mais fortes, resistentes e até repõem seu silicone natural.
5. Faça a unha uma vez por semana: fazer a unha sempre requer remover o esmalte com o removedor e isso, ao se tornar frequente, pode enfraquecer sua unha por conta da química dos produtos.
6. Passe base antes de pintar: a base tem a importante função de evitar o contato do esmalte com a unha em si, funcionando como uma camada protetora a fim de garantir a saúde das unhas mesmo em contato com outras substâncias.
7. Unhas menores: nem sempre suas unhas precisam estar grandes para estarem bonitas. Inclusive, a unha mais comprida é mais suscetível a infecções que as mais curtas. Por isso, cortá-las com certa frequência pode ser ideal para garantir a sua saúde.
Rua Dom José de Barros,264,12° Andar.
República, São Paulo – SP
CEP 01038-000
Linda não entendi porque o endereço.. rsrs
Muito interessante a matéria. Parabens
Que bom que gostou querida.. Obrigada!